Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Biomedicina e Medicina Veterinária, especialista em Reprodução Humana. Trabalho como embriologista desde 2004, tendo atuado nos maiores Centros de Reprodução Humana da América Latina, com experiência de mais de 5000 casos. Recentemente tive mais um grande motivo para amar e me dedicar ainda mais a minha profissão com o nascimento do meu filho. É um sentimento que desejo para todas as pessoas no mundo e o que eu puder fazer para ajudar aqueles que querem engravidar eu farei. Sendo assim o objetivo desse Blog é de ajudar e informar casais que tem dificuldade de engravidar além de compartilhar novidades e conhecimento com pessoas das áreas da saúde.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Tratamentos: Injeção Intracitoplasmática do Espermatozóide - ICSI

          Bom dia!! 

         Hoje falarei sobre a principal técnica utilizada no tratamento da infertilidade que é a ICSI. A Injeção Intracitoplasmática do Espermatozóide, com esse nome extenso e complicado, nada mais é do que injetar um espermatozóide diretamente dentro do óvulo. Parece simples né??? Então vou te contar o passo-a-passo dessa técnica, taxas de sucesso e diferenças em relação a FIV. Aproveite a leitura e qualquer dúvida estou a disposição!

       A ICSI é uma técnica que teve seu advento na década de 90, essa técnica possibilitou que até mesmo casais com fator masculino severo - com pouco ou nenhum espermatozóide no ejaculado e homens vasectomizados - terem filhos. Mais recente e com melhores resultados que a FIV, através dessa técnica as chances de sucesso podem ultrapassar os 50% por tentativa.

             Se lembram das etapas que coloquei no artigo de ontem sobre a FIV?? Para a ICSI são as mesmas etapas, só na terceira etapa em que expliquei do encontro dos gametas é basicamente o que muda. A forma do encontro é mais direta e mais efetiva.

        Basicamente, essa técnica consiste na injeção de um espermatozóide diretamente dentro de um óvulo, ou seja, após a retirada e preparo dos óvulos e do preparo seminal selecionando os melhores espermatozoides no laboratório, pelo microscópio e com auxílio de um sofisticado equipamento de micromanipulação que inclui uma micropipeta de injeção (cuja a ponta é mais fina que um fio de cabelo), o embriologista selecionará e imobilizará os espermatozóides. Para a imobilização, fazemos uma pressão sobre a cauda do espermatozóide para ele não conseguir se mexer mais. Sabiam que essa imobilização não serve só pra facilitar para eu pegá-lo, serve também para imitarmos o que ocorre naturalmente que o espermatozóide quando vai entrar no óvulo ele perde a sua cauda e quando isso ocorre, acontece uma ativação química fundamental para que ele consiga fertilizar o óvulo. Veja o vídeo abaixo da imobilização:



       Os espermatozóides selecionados serão injetados e colocados dentro dos óvulos, sendo injetado apenas 1 espermatozóide em cada óvulo. Veja o momento da injeção no vídeo abaixo, com uma agulha seguro o óvulo e com a outra que peguei o espermatozóide injeto diretamente dentro do óvulo:




              Após a injeção, os óvulos são colocados em uma placa com meio de cultura dentro de uma incubadora, isso proporcionará nutrição, controle de temperatura (37ºC), de umidade e abrigo de luz, imitando assim o ambiente uterino. Daqui em diante igual ao que expliquei no artigo de ontem.

              No dia seguinte ao contato do espermatozóide com o óvulo, verifica-se a fertilização e seu desenvolvimento até o 3º ou 5º dia. Após a retirada dos óvulos, os embriões são avaliados e classificados de acordo com parâmetros internacionais. Selecionam-se os melhores embriões para serem transferidos ao útero materno.

       O dia da transferência será determinado pelo laboratório de acordo com cada caso especifico. A transferência é um procedimento simples e indolor, não é necessário anestesia. Os embriões são colocados em um cateter que o médico utiliza para depositá-los no fundo do útero. 

          E agora voces devem me perguntar: qual devo escolher, FIV ou ICSI??? Se eu precisar um dia fazer tratamento eu escolheria a ICSI, pois com a ICSI tenho hoje de 90 - 100% (na FIV a taxa é de 60 - 80%) de taxa de fertilização em meu laboratório, com isso aumento o número de embriões produzidos, com isso a mulher pode tomar menos medicação (dependendo do caso) para produzir 6 óvulos e não de 8 a 10 que seriam necessários com a FIV, somando esses fatores consigo melhorar as taxas de sucesso. Para terem uma idéia, se pegarmos uma paciente que tenha até 32 anos cujo o marido é vasectomizado e o único fator seja esse, a chance de sucesso desse casal que tenho hoje é de 65% com a ICSI. 

       Mas não tem diferença de preço entre as técnicas de FIV e ICSI?? Que eu saiba não!! Atualmente todas as clínicas possuem equipamentos e estrutura para realizar ICSI então o que mudaria seria basicamente utilizar ou não as agulhas para injetar e o embriologista envolvido que deve ser mais experiente para fazer a ICSI. Então o preço é o mesmo pois a clínica já possui essa estrutura. Mas ainda existem médicos mais conservadores que se a indicação é de FIV eles ainda a fazem.


   Hoje encerrei a série de tratamentos efetivos para infertilidade, todas as possibilidades de engravidar envolverão essas técnicas citadas na série. Na segunda-feira, começarei a falar sobre um tema meio polêmico que será sobre as técnicas complementares aos tratamentos que muitas clínicas saem vendendo por aí as vezes sem necessidade. Falarei da Super-ICSI, PGD , CGH e etc...

Grande Abraço, obrigado pela companhia por mais uma semana!!! Tenham um Bom final de semana e não deixe nunca de acreditar que seu sonho é possível!! Acredite, persista e voce conseguirá!!

Fiquem com Deus

4 comentários:

  1. Olá, sou de campinas. Você conhece o laboratório do centro de reprodução humana de campinas (crhc)?
    Suas pastagens estão sendo muito útil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem?? Conheço uma embriologista que ja trabalhou lá! Posso te ajudar em alguma coisa? abraço Obrigado pela visita no blog!

      Excluir
  2. Olá me chamo Bruna sou de Recife, estou tentando engravidar a algum tempo vi suas postagens no instragram e como tenho muitas duvidas vou te acompanhar para que minha duvidas seja nemas possiveis ! você conhece uma clinica de reprodução humanas em Recife? ficarei grata pela resposta .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna tudo bem? Aqui tem bastante informação para suas dúvidas, mas se ainda tiver alguma, pode me escrever que te respondo. Clínica em Recife conheço a Clinica Nascer : www.clinicanascer.com.br Abraço

      Excluir